Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


O nosso planeta enfrenta desafios econômicos, sociais e ambientais concretos.

Para combatê-los, foram criados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com prioridades e aspirações globais para serem concretizados até 2030. Eles representam uma oportunidade sem precedentes para eliminar alguns dos maiores desiquilíbrios que enfrentamos e colocar o mundo numa trajetória sustentável.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Sustainable Development Goals), ou SDG, na sigla em inglês, consistem em 17 metas globais. Ambiciosas, elas abordam desde o enfrentamento da pobreza e a criação de cidades sustentáveis até a busca da igualdade de gênero e têm-se tornado populares entre investidores, empresas e formuladores de políticas públicas.

Estudos feitos por associações de investidores, revelam que 84% dos investidores europeus levam em consideração fatores ambientais, sociais e de governança nas suas decisões de investimento. Nos Estados Unidos o valor é menor: só 75%. No entanto, a quase totalidade dos investidores de ambas as regiões, afirmam que essas questões são importantes por afetarem o valor dos ativos.

Mas será que esses 17 objetivos são mesmo capazes de criar mudanças positivamente tangíveis?

(tradução livre e não certificada, feita a partir de um documento em inglês da ONU, por António Cunha)

Erradicar a Pobreza
Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Erradicar a pobreza não é um ato de caridade, mas sim um ato de justiça e a chave para desbloquear um enorme potencial humano. Nos dias de hoje, quase metade da população mundial vive na pobreza, e a falta de comida e de água limpa, mata milhares de pessoas todos os dias. Juntos, podemos alimentar os famintos, acabar com as doenças e dar a todo o ser humano, uma chance de prosperar e viver uma vida mais produtiva e rica.

Acabar com a Fome
Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável 
A fome é a principal causa de morte no mundo. O planeta Terra fornece-nos recursos extraordinários, mas o acesso desigual e o manejo ineficiente deixam milhões de pessoas desnutridas. Se promovermos a agricultura sustentável com tecnologias modernas e sistemas de distribuição justos, poderemos alimentar a população mundial e garantir que ninguém volte a sofrer de fome.

Saúde e bem-estar
Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades 
Nos últimos 15 anos, o número de mortes na infância caiu 50%. Isso prova que é possível vencer a luta contra quase todas as doenças. No entanto, estamos a gastar uma quantidade surpreendente de dinheiro e recursos no tratamento de doenças que são surpreendentemente fáceis de prevenir. O novo objetivo de Saúde e bem-estar no mundo todo, promove estilos de vida saudáveis, medidas preventivas e assistência médica moderna e eficiente para todos.

Educação de qualidade
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos 
A educação liberta o intelecto, solta a imaginação e é fundamental para o respeito próprio. É a chave para a prosperidade ao abrir um mundo de oportunidades, possibilitando que cada um de nós contribua para uma sociedade evoluída e saudável. A aprendizagem beneficia todos os seres humanos e deve estar disponível para todos.

Igualdade de Gênero
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
O preconceito de gênero está a minar o nosso tecido social ao desvalorizar a nossa própria humanidade. Não é apenas uma questão de direitos humanos; é um tremendo desperdício de energia e de potencial humano no mundo. Ao negar às mulheres direitos iguais, negamos à outra metade da população, a chance de viver a vida em pleno. A igualdade política, econômica e social para as mulheres beneficiará todos os cidadãos do mundo. Juntos, podemos erradicar o preconceito e trabalhar pela igualdade de direitos e respeito por todos.


Água limpa e saneamento básico
Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos
Uma em cada três pessoas vive sem saneamento básico. Isso provoca doenças e mortes desnecessárias. Embora se tenha alcançado grandes avanços com o acesso generalizado à água potável, a falta de saneamento básico está a minar esses avanços. Se fornecermos equipamentos acessíveis e educação com boas práticas de higiene, podemos parar com esse desperdício sem sentido da vida humana.

Energia Limpa e Acessível
Objetivo 7. A todos, assegurar o acesso à energia, de forma confiável, sustentável, moderna e a preços acessíveis
As soluções de energia renovável estão a ficar cada vez mais baratas, mais confiáveis e mais eficientes a cada dia que passa. A nossa dependência atual aos combustíveis fósseis é insustentável e prejudicial para o planeta e, é por isso, que temos que mudar a forma como produzimos e consumimos energia. A implementação dessas novas soluções energéticas no mais rápido possível de tempo, é essencial para combater as mudanças climáticas, uma das maiores ameaças à nossa própria sobrevivência.

Emprego Digno e Crescimento Econômico
Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo, com emprego pleno, produtivo e decente para todos
O crescimento econômico deve ser uma força positiva para todo o planeta. É por isso que temos que nos certificar de que o progresso crie empregos decentes e satisfatórios, sem prejudicar o meio ambiente. Precisamos proteger os direitos de quem trabalha e, de uma vez por todas, exterminar a escravidão moderna e o trabalho infantil. Se for promovida a criação de empregos com acesso expandido a serviços bancários e financeiros, podemos garantir que todos recebam os benefícios do empreendedorismo e da inovação.

Indústria; inovação e infraestrutura
Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Uma infraestrutura funcional e resiliente é a base do sucesso. Para enfrentar os desafios futuros, os setores primários, secundários, terciário e respectivas infraestruturas, devem ser atualizados constantemente. Para isso, precisamos promover tecnologias sustentavelmente inovadoras e garantir o acesso igual e universal à informação e aos mercados financeiros. Está provado cientificamente que ao alcançarmos tudo isso, conseguiremos prosperidade, empregos e garantia de sociedades estáveis e prósperas.

Reduzir Desigualdades
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
A maior parte da riqueza do mundo é mantida por um pequeno grupo de pessoas. Isso geralmente leva à discriminação financeira e social, com consequências diretas na violência. Para que as nações floresçam, a igualdade e a prosperidade devem estar disponíveis para todos - independentemente do gênero, raça, crenças religiosas ou status econômico. 
Quando todo indivíduo for autossuficiente, o mundo inteiro irá prosperar.

Cidades e conglomerados habitacionais sustentáveis
Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis 
A população mundial está a aumentar constantemente. Para acomodar todos, precisamos construir cidades mais modernas e sustentáveis. Para que todos consigamos sobreviver e prosperar, precisamos de um novo e inteligente planejamento urbano, para atingirmos a criação de cidades seguras, acessíveis e resilientes, com condições de vida ecológicas e culturalmente inspiradoras.

Produção e Consumo responsável
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
O nosso planeta providenciou-nos abundantes recursos naturais. Infelizmente, não os utilizamos com responsabilidade e atualmente consumimos muito além do que o nosso planeta pode fornecer. Devemos reaprender a usá-los e a produzi-los de forma sustentável, para que consigamos reverter os danos que já infligimos ao planeta.

Ações Climáticas
Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos
As alterações climáticas são uma ameaça real e inegável para toda a nossa civilização. Os seus efeitos já são visíveis com evoluções cada vez mais catastróficas, a menos que ajamos depressa e agora. Através da educação, inovação e adesão aos nossos compromissos climáticos, podemos fazer as mudanças necessárias para proteger o planeta. Essas mudanças também oferecem enormes oportunidades para modernizar a nossa infraestrutura, o que criará novos empregos e trará mais prosperidade a todo o mundo.

Uso sustentável dos recursos aquíferos 
Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Rio, mares e oceanos saudáveis são fundamentais para a existência da vida. Eles cobrem 70% do nosso planeta e confiamos neles para nos providenciar alimentação, energia e água. No entanto, estamos a causar danos tremendos a estes preciosos recursos. Devemos protegê-los eliminando a poluição e a pesca excessiva e imediatamente começaremos a gerenciar e proteger responsavelmente toda a vida marinha ao redor do mundo.

Uso Sustentável dos Ecossistemas Terrestres
Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
Uma vida florescente é a base da nossa vida neste planeta. Somos todos parte do ecossistema do planeta e causamos sérios danos a ele através do desmatamento, perda de habitats naturais e degradação da terra. Promover o uso sustentável de nossos ecossistemas e preservar a biodiversidade não é uma causa. É a chave para nossa própria sobrevivência.

Promover a Paz, Justiça e a edificação de Instituições eficazmente responsáveis
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
A compaixão e uma forte bússola moral são essenciais para toda a sociedade democrática. Ainda assim, a perseguição, a injustiça e o abuso ainda correm soltos e estão denegrir a própria estrutura da civilização. Precisamos garantir que tenhamos instituições fortes, padrões globais de justiça e um compromisso com a paz em todos os lugares.

17 – Trabalhar em Parceria para se alcançarem Objetivos Globais
Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
Os Objetivos Globais só podem ser alcançados se trabalharmos em conjunto. Investimentos e apoios internacionais são necessários para garantir o desenvolvimento tecnológico inovador, o comércio justo e o acesso ao mercado, especialmente para os países em desenvolvimento. Para construir um mundo melhor, precisamos ser solidários, empáticos, inventivos, apaixonados e, acima de tudo, cooperativos.




Letras para a Posteridade coletadas por
ANTÓNIO CUNHA

Outras intervenções:


Comentários

Mensagens populares