Acesso à Informação: OBJETIVOS E CONCEITOS


O aceso à informação é um direito individual correlato ao direito de liberdade de expressão e autonomia, com livre intercâmbio de ideias, auxiliando a tomada de decisões. No âmbito coletivo, a informação é fundamental no desenvolvimento da cidadania, garantindo a participação política.

A Declaração Universal de Direitos Humanos, no seu artigo 19º, afirma: ”Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.

O objetivo deste blog, é o de passar adiante, o nosso testemunho e ideias - na nossa língua mãe - sobre a língua portuguesa e tudo o que nos possa parecer envolver temas sobre culturas, povos, pessoas e acontecimentos que contribuíram e contribuem direta ou indiretamente para a evolução da mesma.

Aqui verá artigos de opinião, histórias, ensaios, projetos, crônicas e tantas outras estórias que, pensamos, nos possam ensinar, ao mesmo tempo que tentamos criar pontes entre pessoas e povos que em diversas latitudes, comungam da mesma língua.



Letras para a Posteridade coletadas por
ANTÓNIO CUNHA

Outras intervenções:



Comentários

Mensagens populares