De Arquimedes aos Elevadores Modernos


A 8 de dezembro de 1873 é inaugurado em Salvador da Bahia o Elevador Lacerda, tornando-se à época, o primeiro elevador urbano do mundo e o mais alto, com 63 metros.

Não foi realmente o primeiro elevador, mas resultou numa inovação urbana que motivou uma outra abordagem a este tipo de transporte.

É provável que a mais antiga referência conhecida a um elevador esteja nas obras do arquiteto romano Vitruvius, que relatou que Arquimedes (287 a.C. a 212 a.C.) construiu o seu primeiro elevador provavelmente em 236 a.C.

Em 1000, o Livro dos Segredos de al-Muradi na Espanha islâmica descreveu o uso de um dispositivo de elevação semelhante a um elevador, a fim de levantar um grande aríete para destruir uma fortaleza.

No século XVII, os protótipos dos elevadores estavam localizados nos edifícios do palácio da Inglaterra e da França. Em 1743, Luís XV da França tinha uma chamada "cadeira voadora" construída para uma de suas amantes no Palácio de Versalhes.

Elevadores antigos e medievais usavam sistemas de acionamento baseados em guindastes ou guinchos. A invenção de um sistema baseado no acionamento do parafuso foi talvez o passo mais importante na tecnologia de elevadores desde os tempos antigos, levando à criação dos modernos elevadores de passageiros.

O primeiro elevador de rosca foi construído por Ivan Kulibin e instalado no Palácio de Inverno em 1793. Vários anos depois, outro dos elevadores de Kulibin foi instalado no Arkhangelskoye, perto de Moscou [Moscovo, em português de Portugal].

Com origem nas minas de carvão, em meados do século XIX os elevadores eram operados com energia a vapor e eram usados para transportar mercadorias a granel, tanto nas minas, como nas fábricas. Esses dispositivos, movidos a vapor, gradualmente foram sendo adaptados a outro tipo de utilizações.

Em 1823, dois arquitetos Londrinos (Burton e Hormer), construíram e operaram uma nova atração turística, a que chamaram de "sala ascendente". Esta, elevava os clientes pagantes a uma altura considerável no centro de Londres, permitindo-lhes usufruírem de uma magnífica vista panorâmica do centro da cidade.

Em 1835, um elevador inovador chamado "Teagle" foi desenvolvido pela empresa Frost and Stutt na Inglaterra. O elevador era movido por correia e usava um contrapeso para potência extra.

Em 1845, o arquiteto napolitano Gaetano Genovese instalou no Palácio Real de Caserta a "Cadeira Voadora", um elevador à frente de seu tempo, coberto de madeira de castanheiro no exterior e com madeira de bordo no interior. Incluía uma luz, dois bancos e um sinal operado manualmente, e podia ser ativado do lado de fora, sem qualquer esforço por parte dos ocupantes. A tração foi controlada por um motor mecânico utilizando um sistema de rodas dentadas. Um sistema de segurança foi projetado para entrar em vigor se os cabos se quebrassem. Consistia de um raio empurrado para fora por uma mola de aço.

O guindaste hidráulico foi inventado por Sir William Armstrong em 1846, principalmente para uso nas docas de Tyneside para a elevação de carga. Estes rapidamente suplantaram os primeiros elevadores movidos a vapor.

Em 1850, Henry Waterman de Nova York registra a invenção do "controle de corda em pé" para elevador. 

Em 1852, Elisha Otis introduziu o elevador de segurança, que impedia a queda da cabina se o cabo se partisse. Ele demonstrou isso na exposição de Nova York no Palácio de Cristal [1854], numa dramática apresentação que pretendia "desafiar a morte".

A construção do prédio da Cooper Union Foundation de Peter Cooper em Nova York começou em 1853. Um poço de elevador foi incluído no projeto.

o primeiro elevador de passageiros foi instalado na Broadway [Nova York] a 23 de março de 1857.

O Equitable Life Building concluído em 1870 em Nova York, foi pensado para ser o primeiro edifício de escritórios a ter elevadores de passageiros. No entanto, Peter Ellis, um arquiteto inglês, instalou os primeiros elevadores que poderiam ser descritos como elevadores de paternoster em Oriel Chambers, em Liverpool, em 1868.

A 8 de dezembro de 1873 é inaugurado em Salvador da Bahia o Elevador Lacerda, tornando-se o primeiro elevador urbano e o mais alto do mundo, com 63 metros. 

O primeiro elevador elétrico foi construído por Werner von Siemens em 1880 na Alemanha.

A segurança e a velocidade dos elevadores elétricos foram significativamente aprimoradas por Frank Sprague, que adicionou controle de piso, elevadores automáticos, controle de aceleração de carros e dispositivos de segurança. O seu elevador corria mais rápido e com cargas maiores do que os elevadores hidráulicos ou de vapor, e 584 elevadores elétricos foram instalados antes de Sprague vender a sua empresa para a Otis Elevator Company em 1895. Sprague também desenvolveu a ideia e tecnologia para múltiplos elevadores em um único eixo.

Em 1874, J.W. A Meaker patenteou um método que permitia que as portas do elevador abrissem e fechassem com segurança.

Em 1882, quando a energia hidráulica era já uma tecnologia muito utilizada, a Companhia Hidrelétrica de Londres, de Edward B. Ellington, construiu uma rede de alta pressão em ambos os lados do rio Tamisa que, no seu expoente máximo, chegou a alimentar cerca de 8.000 máquinas, predominantemente elevadores e guindastes.

Schuyler Wheeler patenteou seu design de elevador elétrico em 1883.

Em 1887, o inventor americano Alexander Miles, de Duluth, Minnesota, patenteou um elevador com portas automáticas que fechariam o poço do elevador.

O primeiro elevador na Índia foi instalado no Raj Bhavan em Calcutá (agora Kolkata) por Otis em 1892.

Em 1900, elevadores completamente automatizados já eram vendidos comercialmente, mas ainda surgiam muitas desconfianças na sua utilização. 

Em julho de 1902 é inaugurado o elevador de Santa Justa, também conhecido como elevador do Carmo, em Lisboa (Portugal). Projeto de Raoul Mesnier du Ponsard, natural da cidade do Porto, engenheiro que estudou na França e contemporâneo de Gustave Eiffel, o grande mestre da arquitetura do ferro caraterística da revolução industrial.

Em 1945, uma greve de operadores de elevadores na cidade de Nova York levou ao incremento de alguns itens que se tornaram padrão, tais como um botão de parada de emergência, telefone de emergência e uma voz automatizada e explicativa.

Em 2000, o primeiro elevador a vácuo foi inaugurado comercialmente na Argentina.

Em 2016, a ThyssenKrupp patenteou um sistema chamado TWIN, onde dois carros de elevador estão a funcionar de forma independente em um só eixo.



Letras para a Posteridade coletadas por
ANTÓNIO CUNHA

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